sábado, 12 de janeiro de 2013

O 11º MANDAMENTO - ABRAHAM VERGHESE


                                                    Janeiro,2013

Mary Joseph Praise,irmã carmelita dá a luz a Marion e Shiva ,gêmeos idênticos)em Adis Abeba,capital da Etiópia.O pai,o médico Thomas Stone,fugiu quando os meninos nasceram.A mãe morreu no parto.
Foi um choque para todos no hospital.Hemma,a obstreta do pequeno hospital assume as crianças como seus fihos,Ghosh-outro médico ajuda-a.Os dois tornam-se parceiros e quando se dão conta,estão morando juntos e criando os gêmeos Marion e Shiva como filhos.
Os gêmeos crescem junto com Genet,filha de Rosina-uma das empregadas.Marion se apaixona pela garota.Enquanto Shiva é extremamente inteligente e recusa-se a realizar atividades que considera sem importância,Marion se dedica completamente aos estudos.
Shiva acompanha Hemma no hospital,enquanto Marion acompanha Ghosh.
Assim eles crescem,em meio a pessoas enfermas,óbitos,amigos,discussões.Genet pede a Shiva para ter relações sexuais com ela porque ela não quer mais ser virgem.Rosina descobre,acusa Marion de ter tirado a virgindade de sua filha e faz uma ablação do clitóris e dos pequenos lábios de Genet.A garota quase morre,pois o procedimento foi realizado em casa e costurado com linha de costura.Em determinado momento,antes de recuperar-se,a menina pede a Marion que não conte nada a ninguém que foi Shiva e não Marion quem tinha tido relações com ela.Marion concorda,mas não consegue perdoar o irmão.Neste meio tempo Ghosh morre vítima de metaplasia mielóide.
Marion e Genet vão para a faculdade de medicina,lá ela se envolve com uns rebeldes e começa a se prejudicar nos estudos.A garota chega ao extremo de sequestrar um avião,e o  governo começa a perseguir todos que tivessem qualquer contato com os rebeldes.Marion precisa fugir de Adis Abeba.Os rebeldes o ajudam.Ele chega em Nova York e vai fazer residência em um hospital  público.Neste hospital ele vê pela primeira vez seu pai biológico.
Quando saiu da Etiópia,Shiva deu a Marion seu livro preferido de anatomia e um livro de Thomas Stone-o pai deles,com um marcador da Irmã Mary.
Marion em um impulso,invade o quarto do pai e deixa o marcador lá.Stone o procura e conta toda a sua vida de sofrimentos ao filho,além de começar a ajudar financeiramente o hospital no qual Marion trabalha.A relação entre eles é distante.
Marion torna-se um cirurgião,compra um apartamento e está muito bem,quando Genet aparece em sua porta.Ela está mal.Ele a ajuda e eles ficam o  fim de semana juntos.Marion descobre que nunca deixou de amá-la,contudo certa manhã ele acorda e está sozinho.Seis semanas depois Marion começa a passar mal,pois além de tuberculosa,Genet tinha também hepatite,o médico desenvolve a doença e entra em coma.Hemma e Shiva são avisados por Thomas e vêm para Nova York.
Os médicos,todos amigos de Marion,tentam de tudo para ajudá-lo,mas não conseguem.Shiva propõe doar parte de seu fígado ao irmão,depois de analisar todos os prós e contras,a cirurgia começa,é arriscada para ambos.Marion sai do coma e começa a recuperar-se,mas a medicação pós-cirúrgica reage negativamente em Shiva.Ele sofre um aneurisma e morre.Genet também morre no hospital da penitenciária.
Marion sente-se como se o irmão vivesse nele.Agora eles eram um só.Hemma e Marion voltam para Adis Abeba.Lá ele reencontra os velhos amigos,começa a trabalhar no hospital em que toda a sua família trabalhou.O hospital  começa a receber bastante ajuda,pois tanto Shiva quanto Marion eram nomes reconhecidos na sociedade médica.
Marion encontra no quadro que sua mãe tinha,a carta que ela deixara a seu pai,antes de morrer.Seu pai-um senhor de oitenta anos agora, fica sabendo da carta que seu único amor lhe escrevera.Ela pedia que Thomas a procurasse,caso quisesse viver com ela,pois ela precisava sair daquele hospital,onde todos acreditavam que ela era freira(ela havia desistido dos votos depois de ser abusada sexualmente),pois estava envergonhada de ter engravidado.
Ela não teve tempo de fugir,pois entrou em trabalho de parto.Thomas foi procurá-la,mesmo sem saber da carta.Ele se culpou pela  morte dela,mas sem saber,fez exatamente o que ela pedia que fizessem se a amasse.

*O décimo primeiro mandamento é:não operarás um paciente no dia de sua morte.



                                       *Livro maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário