segunda-feira, 1 de julho de 2013

JARDIM DE INVERNO-KRISTIN HANNAH

JUNHO,2013

Este livro conta a história de uma família que tem como alicerce o pai,quando ele morre,a mãe(Anya)e as filhas (Meredith e Nina),buscam válvulas de escape para não encarar a real situação;elas são uma família,mas na realidade não se conhecem.
Anya(a mãe),sempre foi muito fechada às filhas,ela só demonstrava amor ao marido.As filhas cresceram sendo afastadas pela mãe.Havia muita mágoa e muita dor entre elas.Nina para fugir,viajava o mundo para fotografar as situações mais chocantes,enquanto Meredith  tinha mania de limpeza e organização.

Depois da morte do pai,Meredith começa a se desdobrar para cuidar da mãe que está como 80 anos.Sua carga de trabalho é tanta que ela esquece de seu casamento a separação de Jeff,é inevitável.
Para complicar mais a situação,Anya começa a ter umas atitudes perigosas.Meredith a interna em uma casa de repouso.Quando Nina fica sabendo,ela fica furiosa e traz a mãe de volta para casa.
Como último pedido,o pai pede a Nina que faça a sua mãe lhes contar um conto de fadas que ela lhes contava quando era criança.Depois de muito insistir,a mãe começa a história,contando um pouco a cada dia.Isto as aproxima um pouco mais.
No decorrer na narrativa,Meredith e Nina descobre que na verdade a história contada pela mãe,é a própria história dela.Ela conta em detalhes,os horrores que viveu na época da guerra,quando era jovem.Perdeu toda a família,sofreu privações,passou fome,viu o filho morrer ,perdeu tudo e todos.Quando os americanos libertaram os prisioneiros de guerra,o pai de Meredith e Nina,libertou Anya,trouxe-a com ele.Ela estava muito doente,ele cuidou dela,eles se casaram e tiveram as duas filhas.
No decorrer da narrativa,os laços entre mãe e filhas vão se fortalecendo,elas vão se descobrindo,se conhecendo e se perdoando.Juntas viajam para o Alasca,onde encontram um professor que estuda sobre a guerra.Depois de contar sua história ao professor e às filhas,Anya,descobre que sua filha mais velha,está viva e morando no Alasca, e que o grande amor de sua juventude,e pai de seus filhos russos,morreu há um ano atrás.
Entre desencontros,sofrimentos e muita mágoa,a família aprende a se perdoar e a partir do perdão as feridas vão sendo curadas.


                                                                             *Livro excelente,mistura ficção e fatos históricos reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário