terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O voo do pássaro de fogo - E. W. Heine



JANEIRO,2016



Em um vilarejo chamado Rothenburg,no final do século XIV,judeus e cristãos vivem em harmonia e completamente separados.Todos respeitam-se,mas o convívio  entre as pessoas destas diferentes crenças,gira em torno do estritamente necessário,claro que o fato de que os judeus possuem muitos bens materiais ajuda muito nesta convivência.
Neste cenário vivem Josua com sua família judia,esta é a família mais rica entre os judeus e Henrich Toppler com sua família,a mais rica entre os cristãos.
A filha de Josua é na verdade sua sobrinha,Judith e ela está bem além de seu tempo,sonha em ser médica,em um tempo onde as mulheres são criadas para casarem- se e servirem a seus infiéis maridos.O filho de Henrich,é adotivo-mas ninguém sabe disso,Attila-um jovem justo e inteligente,que não gosta de combates em uma época onde homens são criados ou para servirem a igreja,ou para defender sua família a qualquer custo.
Em um incidente com um bandido da região,Attila encontra-se com Judith e a salva de ser atacada por Struzz e seu filho,eles a perseguiam,quando Attila que estava passando viu e soltou suas abelhas nos dois homens malvados e salvou Judith.

Por este feito os bandidos prometeram vingar-se de Attila.
O tempo foi passando e as casas dos franciscanos do vilarejo começaram a serem atacadas,sempre em noites de lua nova,acontecia um incêndio nestas construções,um padre franciscano foi encarregado de investigar e solucionar estes fatos.
Em meio a estes acontecimentos Struzz consegue uma oportunidade para vingar-se de Atilla,o agride bastante e o deixa amarrado próximo a um formigueiro.O rapaz foi encontrado quase morto e completamente picado e queimado por formigas.
Quando Judith fica sabendo do acontecido,começa a ir visitar Attila,os dois apaixonam-se,ela o ajuda com os seus conhecimentos e ele pouco a pouco vai melhorando,até curar-se completamente.
Os dois começam a encontrar-se escondidos,mas alguns judeus perceberam e alertaram Josua da situação,este imediatamente tratou de arranjar um casamento para Judith com uma família judia poderosa de um vilarejo próximo.
Para Judith era inaceitável um casamento onde não teria direito algum,assim ela fugiu semanas antes do casamento,vestiu-se como homem e saiu com sua égua.Foi viajando com grupos diferentes até chegar a Bolzano,na casa do médico Andreas.Lá ela encontrou segurança,liberdade e tornou-se auxiliar do médico.
Tudo estava em seu devido lugar,quando dr.Andreas decide viajar para Veneza,eles estavam lá quando a peste começou,foram tempos difíceis em todos os sentidos.Depois de tratar muitos doentes o próprio dr. contraiu a doença,não resistiu e faleceu.Ele deixou todos os bens que possuía à sua assistente.Judith começou a sentir-se muito só,e como milagre divino,Attila a encontra neste cenário macabro de uma pós epidemia.
Os dois voltam para Bolzano,Judith quer tornar-se médica,mas como judia não poderia tratar os cristãos,então ela batiza-se como cristã e casa-se com Attila.Os dois vivem o amor em toda sua plenitude,mas a saudade de casa os atinge e os  dois decidem voltar para Rothenburg.
Quando chegam lá a notícia de que a filha sumida de Josua,reapareceu e está casada com Attila,espalha-se com rapidez e causa espanto para uns,revolta para os judeus e sede de vingança para o ex-noivo que sentiu-se traído.
Com a ajuda da igreja,a família Strauss,a qual Judith negou-se a fazer parte a anos atrás conseguem que esta seja investigada,interrogada e torturada pela inquisição como se fosse uma bruxa,por conta de seus conhecimentos de médica.
Mesmo usando de toda influência Attila e seu pai não conseguem interferir na investigação,Judith recebe ajuda para fugir da masmorra onde está sendo torturada e tira sua própria vida,não sem antes confessar que era ela quem incendiava as construções dos franciscanos.
Na mesma noite que Judith tira sua vida,Attila é atacado e assassinado a mando de David Strauss,ex noivo de Judith,e irmão de Attila.Ninguém tinha conhecimento deste fato.






Livro interessante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário